Visita Técnica a Lapa Grande

03/05/2010 07:00

- Porque a criação de Unidade Estadual de Conservação nesta região?

 

O Parque Estadual da Lapa Grande foi criado principalmente com o objetivo de preservar os mananciais presentes na região. Com 7.640 hectares, ele é responsável por 30% do abastecimento de água do município de Montes Claros. Além do seu potencial hídrico, a região possui outras riquezas como: o patrimônio espeleológico (grutas) e o patrimônio arqueológico (pinturas rupestres).

 

O Parque

 

Como conseqüência da conservação, destaca-se o equilíbrio da biodiversidade. A terra é um grande ecossistema que se mantém graças às relações ecológicas onde animais, vegetais e fatores abióticos estão envolvidos. A natureza é fundamental para a existência humana e fonte de matéria prima.

Há alguns anos essa região foi muito explorada pelo homem. O salitre das rochas era utilizado para a produção da pólvora, ocorriam caçadas e utilização da terra com a agricultura e pecuária. Tal exploração afeta as relações ecológicas e, portanto diminui a biodiversidade dos ecossistemas.

A criação do Parque significa assegurar a preservação da biodiversidade local, e também é uma forma de valorizar a história e a identidade de um povo.

O Bioma

 

A área é uma mistura de cerrado com mata seca. A mata seca é um tipo de vegetação que por grande parte do ano perde sua folhagem para reduzir a perda de água para o meio, portanto, é uma vegetação muito sensível ao fogo. Um dos objetivos do Parque Estadual da Lapa Grande é a redução de incêndios florestais nessa extensão. Esse trabalho é feito através de campanhas de conscientização nas comunidades locais, e palestras são ministradas instruindo como o fogo deve ser utilizado, com o objetivo de diminuir o impacto sobre o meio ambiente.

  

Conclusão

 

O parque surgiu com a finalidade de preservar o patrimônio natural e arqueológico da região, e a necessidade da preservação é inquestionável.

Sabemos que um dos principais papéis do engenheiro florestal é criar, projetar e realizar métodos sustentáveis da utilização da natureza garantindo, dessa forma, as mesmas ou semelhantes condições terrestres para outras gerações sobreviverem.

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.