Memorial

 

O meu nome é Luciana de Brito Nunes, filha de Luciano de Oliveira Nunes Ferro e Cássia Aparecida Soares de Brito. Nasci no dia 25 de janeiro de 1992 e dentre quatro filhas (eu, Amanna Luiza, Luana e Ludmyla), sou a primogênita. Minha origem é de famílias tradicionais de Montes Claros-MG, mas, inicialmente morei na minha cidade natal até os meus quatro anos de idade, logo após meus pais se mudaram para São Paulo – SP. Em São Paulo iniciei o meu ensino fundamental na Escola Estadual Profª Marina Cintra, onde tive a oportunidade de participar de vários projetos sociais e culturais, como: teatros, passeios, grupos de danças folclóricas e uma série de outras atividades que influenciaram muito na minha formação pessoal. Aos dez anos de idade entrei no coral do SESC – Consolação em São Paulo-SP , lá estive exposta a muitas influências musicais e obtive a chance de entrar no grupo de músicos Vozes da Árcia no qual fazíamos viagens pelo interior de São Paulo.

Em 2003, após concluir a quarta série, me mudei para a Escola Estadual Caetano de Campos, uma escola muito maior que a anterior que inicialmente me causou certo medo mas que me ajudou a criar certa independência.

Em 2004, meus pais resolveram voltar para Montes Claros – MG. Foi uma fase difícil, porque eu estava no início da minha adolescência e tive que deixar todos os meus amigos e as minhas atividades como o coral e a musicalização, para me adaptar em uma cidade menor e com menos opções.

Morei apenas dois anos em Montes Claros, e fui chamada pela minha tia paterna, Maria Geraldina (tia gera) para morar com ela um ano em Primavera do Leste –MT. Após a aprovação dos meus pais, fui passar esta temporada com a minha tia, e considero um ano que foi muito importante na minha vida pois teve um peso considerável na escolha da minha profissão. Em Primavera do Leste, estive em contato com as plantações de soja do centro-oeste brasileiro e tive a oportunidade de conhecer alguns profissionais da área agrária.

Retornei para Montes Claros –MG em 2007, onde conclui o meu ensino médio na Escola Estadual Profº Hamilton Lopes. Os três anos cursados no ensino médios, foram caracterizados por grandes mudanças. De volta a Montes Claros, pude conhecer mais profundamente as origens da minha família, mantendo maior contato com a comunidade Rebentão dos Ferros, sede das fazendas dos meus bisavós. Hoje, posso dizer que valorizo muito mais a minha cidade e a minha família.

Logo no primeiro ano, iniciei um estágio administrativo na CODEVASF (Companhia Desenvolvimento do Vale do Rio São Francisco e Parnaíba), e foi lá que tive o meu primeiro contato com  engenharia florestal. Digo que esse período de formação do ensino médio foi importantíssimo pois cultivei amigos importantes e consolidei a minha fascinação pela biologia e as ciências ambientais.

Ao sair do estágio, iniciei um curso técnico de informática e redes de computadores, eu gostava mas não era realmente o que eu queria. Logo quando entrei na UFMG, senti muita dificuldade para conciliar o curso técnico com a graduação. Após conversar com alguns familiares e com o professor de química Flaviano ( que me ajudou bastante na minha decisão), resolvi priorizar a graduação, que é realmente o que mais gosto e pretendo investir.

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.